Novidades pra vocês!!! A partir de hoje teremos dicas de nutrição aqui no blog, e quem vai participar com a gente aqui é a nutricionista Hortência Guimarães!
A primeira coisa, antes de tudo é entender o que é detoxificação. Ela
nada mais é que qualquer processo realizado por um organismo que busque
a eliminação de determinadas substâncias a nível celular ou no corpo
todo, possibilitando que o mesmo seja eliminado do organismo através da
urina e bile. Para ficar ainda mais claro: A detox tem como objetivo
fazer uma faxina em nosso organismo.
A dieta detox então tem como
função eliminar as toxinas que adquirimos através da alimentação,
quando consumimos industrializados que contém conservantes, acidulantes e
outros, da poluição que respiramos, dos remédios que precisamos tomar, e
acreditem: até na maquiagem possuem toxinas!! Além de tudo isso, quando
as pessoas realizam aquelas dietas muito restritivas, com baixa
caloria, elas esquecem de se nutrir e pensam apenas em calorias, e o
resultado é o mal funcionamento do nosso organismo.
Então por
isso é interessante se fazer um detoxificação, para que nosso corpo
funcione melhor, podendo ajudar até você que quer perder alguns
qulinhos...
Por isso vamos aprender algumas dicas de alimentos para desintoxicar e potencializar a dieta que insiste em não funcionar:
1ª dica: Tentar priorizar os alimentos naturais, aqueles que têm como embalagem a própria casca! E reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados.
2ª dica: Aumentar o consumo de água e água de côco, pois são responsáveis pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantêm a pele com aspecto bem cuidado. Quem tem dificuldades de tomar água experimente aromatizá-las com folhas de hortelã ou rodelas de limão.
3ª dica: Consumir 3 a 4 porções de frutas no dia, principalmente nas frutas vermelhas e cítricas, cujos antioxidantes têm ação hepatoprotetora e anti-inflamatória.
4ª dica: Use os chás termogênicos e os diuréticos para acelerar a dieta, o melhor é usar as ervas e não em sachê pronto, os mais indicados são a cavalinha, chá verde, branco, hibiscos, gengibre e canela.
5ª dica: Incluir na alimentação as Brássicas (vegetais), como agrião, brócolis, couve-chinesa, couve folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, que tem função antitumoral e ajuda na eliminação das toxinas.
6ª dica: Nos lanches você pode optar também pelas oleaginosas ao invés da barrinha de cereal. As castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs, macadâmia, pistache, nozes, semente de girassol e abóbora, são ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, além de aumentar a saciedade!
7ª dica: Couve, é rico em vitaminas e minerais, é um bom cicatrizante e antioxidante, o utilize de forma crua com talos e acrescente em sucos na forma de pedras de gelo. Tome o suco pela manhã, em jejum.
8ª dica: Evitar o consumo de açúcar, carne vermelha, café, lactose e glúten.
Juuuu...to eu aqui tentando retomar o blog mas agora mais como diário mesmo e passei pra ver o seu, tinha tempo que não dava espiada: tá lindo!!! Parabéns... orgulho de minha amiga loira! Ah, e quero relatar minha experiência tentando voltar ao peso antes da gravidez, o post detox super veio a calhar, ótimo! bjos
ResponderExcluir