Então, tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras, que podem ser saturadas. Nesse caso, estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, também ricos em colesterol.
A manteiga é o produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas), que é um processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, a uma temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada (a alta temperatura modifica as moléculas). Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transformam as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas.
De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo).
Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.
Além do aumento dos níveis de colesterol, estudos indicam que as gorduras trans favorecem que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão.
Portanto,
se você busca manter sua saúde em dia, diminuir os níveis sanguíneos de
colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por
exemplo, as margarinas.
E vai ser ainda melhor se você optar por preparações caseiras e mais saudáveis, como geléia de frutas sem açúcar, patês e manteiga de azeite!!
Então aqui vão algumas receitinhas
deliciosas e nutritivas para você passar no pão ou torrada:
Manteiga de Azeite:
Coloque em um recipiente escuro: Azeite extra-virgem (acidez < 0,8) com uma colher de chá de alecrim e ½ colher de chá de açafrão. Tampe com papel manteiga e coloque no freezer. Após 3 a 4 horas, estará pronta sua deliciosa manteiga de azeite com alecrim e açafrão. Consumir em uma semana.
*Pode colocar também orégano, alecrim seco, salsinha e manjericão.
Patê de abacate:
Ingredientes:
- 1 unidade(s) de abacate médio(s)
- 1 unidade(s) de cebola
- 1 Limão
- 1/2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva
- 1/2 xícara(s) (chá) de cheiro-verde
- 3 folha(s) de louro
- 2 colher(es) (sopa) de orégano
- pimenta-do-reino branca à gosto
- sal à gosto
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador , exceto o abacate e o orégano. Depois de bem batido, com o liqüidificador ligado, acrescente aos poucos o abacate em pedaços. Desligue o liqüidificador e acrescente o orégano, mexendo bem. Coloque numa vasilha, pulverize um pouco de orégano e regue com azeite de oliva. Sirva gelado.
Hortência Guimarães
Nutricionista CRN1-6941
Personal Diet Especialista em Nutrição
Clínica –
GANEP
Pós-graduanda em Nutrição Aplicada à
Estética – IAPP
Tel.: (62)
3541-6022/ 3281-0770 Cel.: (62) 8100-4349
Hortencia_gc@hotmail.com
0 comentários:
Postar um comentário