Postado dia quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casamento Judaico

postado por: Unknown


Hoje vou mostrar pra vocês fotos de um casamento judaico que tem algumas diferenças do casamento católico, achei super interessante e bem animado, viu?!
As fotos foram clicadas pelo Estúdio AT, os noivos são Natália e Fábio.


Um item fundamental para a cerimônia judaica é a Chupá (pronuncia-se hupá), que é o altar. Ela
deve ter quatro “pilares”, deve ser aberta dos lados e coberta em cima, simboliza passado, presente e futuro, e representa um novo lar a ser formado pelos noivos, cercado pela família e pelos amigos.


 Para os noivos o dia do casamento judaico é como um Yom Kipur (dia do perdão) pessoal, Deus perdoa ambos pelas transgressões cometidas antes, para que os dois possam começar uma vida nova juntos.
E é por isso que a noiva costuma vestir cores claras, para representar esta pureza!


 A noiva entra com seu pai e o rosto descoberto… O pai entrega sua filha ao noivo e recita uma benção!
Ao ser entregue ao noivo, ele cobre o rosto da noiva com o véu e então eles caminham juntos até a chupá… O significado tem algumas origens bíblicas e também simboliza que o noivo não esta interessado em sua beleza exterior, pois ela se vai com o tempo e somente seu interior permanece!
 

 Ao chegar na Chupá, a noiva deve dar sete voltas ao redor de seu noivo.
O mundo foi criado em sete dias, metaforicamente é como se a noiva estivesse construindo as paredes da nova casa do casal… Ou que as sete voltas lembram a queda da muralha de Jericó, e dessa forma a noiva circula o noivo para quebrar qualquer barreira que possa existir entre os dois!

Duas taças de vinho são servidas na cerimônia de casamento judaico…
O vinho é um símbolo de alegria na tradição judaica e está associado com o Kidush, a reza de santificação recitada no Shabat e nas festividades.
Os noivos devem beber o vinho no mesmo copo, num gesto de partilha total.


Quando o noivo dá à noiva o anel de casamento, ele declara a sua esposa que ela está prometida em casamento a ele, de acordo com a Lei de Moisés e Israel.
Então coloca o anel no dedo indicador da mão direita de sua noiva.


Um dos símbolos mais marcantes em uma celebração de casamento judaico é a quebra do copo pelo noivo, em que todos os convidados gritam “Mazal Tov” (que significa “boa sorte”).
O noivo quebra este copo, que é colocado no chão, para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém. A quebra do cristal também faz alusão ao equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados ao longo da vida.

Linda cerimônia, hein?! Cheia de simbolismos e emoção!
 




0 comentários:

Postar um comentário