Postado dia sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vamos nos desintoxicar?! - Dieta Detox

postado por: Unknown


Novidades pra vocês!!! A partir de hoje teremos dicas de nutrição aqui no blog, e quem vai participar com a gente aqui é a nutricionista Hortência Guimarães!

A primeira coisa, antes de tudo é entender o que é detoxificação. Ela nada mais é que qualquer processo realizado por um organismo que busque a eliminação de determinadas substâncias a nível celular ou no corpo todo, possibilitando que o mesmo seja eliminado do organismo através da urina e bile. Para ficar ainda mais claro: A detox tem como objetivo fazer uma faxina em nosso organismo.
A dieta detox então tem como função eliminar as toxinas que adquirimos através da alimentação, quando consumimos industrializados que contém conservantes, acidulantes e outros, da poluição que respiramos, dos remédios que precisamos tomar, e acreditem: até na maquiagem possuem toxinas!! Além de tudo isso, quando as pessoas realizam aquelas dietas muito restritivas, com baixa caloria, elas esquecem de se nutrir e pensam apenas em calorias, e o resultado é o mal funcionamento do nosso organismo.
Então por isso é interessante se fazer um detoxificação, para que nosso corpo funcione melhor, podendo ajudar até você que quer perder alguns qulinhos...



Por isso vamos aprender algumas dicas de alimentos para desintoxicar e potencializar a dieta que insiste em não funcionar:


1ª dica: Tentar priorizar os alimentos naturais, aqueles que têm como embalagem a própria casca! E reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados.

2ª dica: Aumentar o consumo de água e água de côco, pois são responsáveis pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantêm a pele com aspecto bem cuidado. Quem tem dificuldades de tomar água experimente aromatizá-las com folhas de hortelã ou rodelas de limão. 

3ª dica: Consumir 3 a 4 porções de frutas no dia, principalmente nas frutas vermelhas e cítricas, cujos antioxidantes têm ação hepatoprotetora e anti-inflamatória. 

4ª dica: Use os chás termogênicos e os diuréticos para acelerar a dieta, o melhor é usar as ervas e não em sachê pronto, os mais indicados são a cavalinha, chá verde, branco, hibiscos, gengibre e canela. 

5ª dica: Incluir na alimentação as Brássicas (vegetais), como agrião, brócolis, couve-chinesa, couve folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, que tem função antitumoral e ajuda na eliminação das toxinas. 

6ª dica: Nos lanches você pode optar também pelas oleaginosas ao invés da barrinha de cereal. As castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs, macadâmia, pistache, nozes, semente de girassol e abóbora, são ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, além de aumentar a saciedade! 

7ª dica: Couve, é rico em vitaminas e minerais, é um bom cicatrizante e antioxidante, o utilize de forma crua com talos e acrescente em sucos na forma de pedras de gelo. Tome o suco pela manhã, em jejum. 

8ª dica: Evitar o consumo de açúcar, carne vermelha, café, lactose e glúten.

Com essas dicas ninguém tem desculpa pra desistir da dieta! Espero que tenha ajudado! Beijos e até a próxima! 

Hortência Guimarães
Nutricionista CRN1-6941
Personal Diet
Especialista em Nutrição Clínica – GANEP
Pós-graduanda em Nutrição Aplicada à Estética – IAPP
Tel.: (62) 3541-6022/ 3281-0770
Cel.: (62) 8100-4349 
hortencia_gc@hotmail.com 


1 comentários:

  1. Juuuu...to eu aqui tentando retomar o blog mas agora mais como diário mesmo e passei pra ver o seu, tinha tempo que não dava espiada: tá lindo!!! Parabéns... orgulho de minha amiga loira! Ah, e quero relatar minha experiência tentando voltar ao peso antes da gravidez, o post detox super veio a calhar, ótimo! bjos

    ResponderExcluir